segunda-feira, 14 de março de 2016

HEMATITA - CURIOSIDADES

- A Hematita foi usada por Galeno para vistas inflamadas e dores de cabeça e por Plínio para distúrbios do sangue. Os egípcios a valorizavam para a cura da histeria.

- Azchalias assegurava que a Hematita, quando usada como um talismã, ajudava ao usuário em suas petições aos reis e em soluções de questões legais e julgamentos.

- Os antigos egípcios apreciavam a Hematita como pedra irradiante, que propiciava a paz e seus efeitos terapêuticos em silêncio. Por esse motivo, a Hematita foi também usada como dádiva de enterros, para ser colocada debaixo do travesseiro do falecido, a fim de lhe propiciar o seu caminho para a eternidade. O próprio Tut-Ench-Amun foi acompanhado da Hematita em sua viagem para o infinito. Na antiga Grécia, a Hematita foi considerada como sangue dos deuses, que a terra deveria receber em sua vida.

- Os guerreiros esfregavam-na no corpo para dar invulnerabilidade, pois sempre foi associada ao planeta Marte. É usada para proteger contra danos ou ferimentos causados por acidentes de carros.

- O propósito da hematita é a purificação e energização do veículo físico. No Egito, o pó deste mineral era misturado com um unguento e usado como bálsamo para os olhos.
- Devido à sua associação com Marte, era considerada de inestimável ajuda aos guerreiros, que a esfregavam no corpo. Provavelmente como a magnetita, supostamente conferia invulnerabilidade.



- Hoje, o minério de ferro é largamente utilizado na indústria, e está presente em nosso dia a dia sob diversas formas. Inclusive hoje, temos a utilização deste minério na produção de chinelos e colchões com ímãs com o objetivo de promover saúde. A água “magnetizada” virou febre, assim como chinelos e utensílios diversos.

- A Hematita foi a pedra predileta dos antigos guerreiros que a utilizavam em seus peitorais e armaduras e estava  associada à força, à virilidade, à guerra.


- Na Idade Média, era muito utilizada pelos Alquimistas, que por sua vez, acreditavam que possuía poderes mágicos, pois, se fosse marcada sua superfície, ela “misteriosamente” se curava, desaparecendo os riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário